No lindo Jardim do Éden, onde Adão e Eva viviam, havia muitas árvores cheias de frutos deliciosos. Deus disse a eles que podiam comer de qualquer árvore do jardim, menos de uma. Deus apontou para uma árvore específica e disse: “Vocês não devem comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. No dia em que comerem desse fruto, vocês certamente morrerão.”
Adão e Eva estavam felizes vivendo no jardim e obedecendo a Deus. Mas um dia, uma serpente muito astuta apareceu. A serpente era o inimigo de Deus disfarçado. Ela chegou perto de Eva e perguntou: “É verdade que Deus disse que vocês não devem comer de nenhuma árvore do jardim?”
Eva respondeu: “Podemos comer dos frutos de todas as árvores do jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus disse que não devemos comer nem tocar nesse fruto, senão morreremos.”
A serpente, que era muito esperta, disse: “Vocês não vão morrer. Deus sabe que no dia em que comerem desse fruto, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Ele, conhecendo o bem e o mal.”
Eva olhou para o fruto da árvore. Parecia muito bonito e apetitoso. Ela pegou o fruto, comeu e deu um pouco para Adão, que também comeu. Naquele momento, algo mudou. Eles perceberam que estavam nus e sentiram vergonha. Então, fizeram roupas com folhas de figueira para se cobrirem.
No final do dia, ouviram Deus andando pelo jardim e se esconderam entre as árvores. Deus chamou: “Adão, onde você está?” Adão respondeu: “Ouvi a Tua voz no jardim e tive medo, porque estou nu, por isso me escondi.”
Deus perguntou: “Quem te disse que você está nu? Você comeu do fruto da árvore que Eu proibi de comer?” Adão disse: “A mulher que me deste por companheira me deu o fruto, e eu comi.” Então Deus perguntou a Eva: “O que foi que você fez?” Eva respondeu: “A serpente me enganou, e eu comi.”
Deus ficou muito triste com o que aconteceu e deu uma sentença para cada um. Para a serpente, Deus disse que ela seria amaldiçoada e rastejaria sobre o ventre pelo resto da vida. Para Eva, Deus disse que ela teria muitas dores ao dar à luz filhos. Para Adão, Deus disse que a terra seria difícil de cultivar e que ele teria que trabalhar duro para conseguir comida.
Deus também fez roupas de pele para Adão e Eva. Depois, Deus os expulsou do Jardim do Éden para que não comessem do fruto da árvore da vida e vivessem para sempre no pecado. Deus colocou anjos e uma espada flamejante para guardar o caminho da árvore da vida.
Adão e Eva tiveram que deixar o lindo jardim e viver em um mundo mais difícil. Mas Deus nunca deixou de amá-los e prometeu que um dia enviaria um Salvador para consertar o que tinha sido quebrado.
Referência bíblica: Gênesis 2:16-17; 3:1-24