Jesus gostava de contar histórias para ensinar lições importantes. Um dia, Ele contou uma história chamada a “Parábola das Dez Virgens”.
Era uma vez, dez moças que estavam esperando para participar de um casamento. Elas eram chamadas de virgens, e cada uma tinha uma lâmpada com óleo. Essas lâmpadas ajudavam a iluminar o caminho quando estava escuro.
Cinco dessas moças eram sábias e levaram óleo extra para suas lâmpadas. As outras cinco eram tolas e não levaram óleo extra. Elas só tinham o óleo que já estava dentro de suas lâmpadas.
O noivo estava demorando para chegar, e as moças ficaram cansadas e acabaram adormecendo. À meia-noite, alguém gritou: “O noivo está chegando! Saiam para encontrá-lo!”
As dez moças se levantaram e prepararam suas lâmpadas. Mas as cinco moças tolas perceberam que suas lâmpadas estavam se apagando porque o óleo tinha acabado. Elas pediram às moças sábias: “Por favor, nos dêem um pouco do seu óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.”
Mas as moças sábias responderam: “Não, porque talvez não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão até os vendedores e comprem óleo para vocês.”
Enquanto as cinco moças tolas foram comprar óleo, o noivo chegou. As cinco moças sábias, que estavam prontas, foram com o noivo para a festa de casamento, e a porta foi fechada.
Quando as cinco moças tolas finalmente chegaram com o óleo, elas disseram: “Senhor, senhor, abra a porta para nós!”
Mas o noivo respondeu: “Eu não conheço vocês.”
Então, Jesus disse: “Portanto, fiquem atentos, porque vocês não sabem o dia nem a hora em que o Filho do Homem virá.”
A história das Dez Virgens nos ensina a estar sempre preparados e vigilantes. Assim como as moças sábias levaram óleo extra para suas lâmpadas, nós também devemos estar prontos para a volta de Jesus, vivendo de maneira que agrada a Deus todos os dias.
Referência bíblica: Mateus 25:1-13